"- Qual o seu maior obstáculo para entrar em contato com o transcendente ?"
Esta pergunta, feita por um dos padres do deserto a um discípulo, permanece ainda hoje tão pertinente quanto quando foi formulada no século IV. Afinal, o que nos bloqueia de experimentar a mais profunda oração e contato com o divino, dentro de nós ?
As manifestações do nosso ego atrapalham nossa caminhada para o aprofundamento de nossa esfera espiritual. A consciência desperta, por outro lado, nos permite uma experiência mais completa da existência, porque é assim que somos verdadeiramente.
Conhecer os meandros da nossa personalidade é crucial para o crescimento espiritual.
Podemos entender o crescimento espiritual como uma mudança da nossa energia: antes aprisionada pela força dos padrões do nosso tipo, e sendo libertada em direção à nossa virtude, possibilitando uma conexão maior com o TODO. Isto pode parecer fácil, porém, libertar-se da prisão criada pela força da personalidade requer uma grande dose de auto-observação e persistência. A repetição de novos caminhos e padrões irão nos permitir construir uma nova estrada. Temos alternativas e novas escolhas e nisto o Eneagrama nos ajuda enormemente.