"- O que significa Eneagrama ?"
O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e transformação pessoal. Tem sua origem na Antiguidade, porém evoluiu, por conta da contribuição de diversas tradições, correntes filosóficas e pesquisadores individuais, os quais foram agregando conhecimentos até torná-lo o preciso modelo psicodinâmico que propõe nove padrões ou estruturas de personalidade como está hoje em dia.
O nome deriva do símbolo como é representado. A palavra Eneagrama significa "desenho ou gráfico de nove pontos".
(do Grego Ennea = nove + grammos = símbolo-gráfico).
O símbolo combina as figuras de um triângulo e uma hexade, ligadas a um círculo externo. As nove retas que constituem as duas figuras tocam o círculo e assim representam os nove tipos de personalidade.
Quando se fala atualmente em Eneagrama, geralmente nos referimos principalmente à sua aplicação como instrumento de crescimento pessoal, uma vez que a figura original significava basicamente um símbolo que era usado para representar diversos processos que se mantêm através da auto-renovação.
É importante ressaltar que não se "estuda" o Eneagrama simplesmente. Ele não é o fim e sim o meio. Usamos o Eneagrama, como instrumento preciso para nos observar, identificar nossos padrões de comportamento e entender como funcionamos. Através do Eneagrama podemos liberar e redirecionar nossa energia para uma existência mais plena.
Cada ponto do Eneagrama representa uma maneira distinta e definida que o ser humano pode adotar para entender e se relacionar com o mundo. São, portanto, as nove estratégias, ou "lentes", através das quais passamos a enxergar a vida e a nos comportar nos relacionamentos.
Enxergamos o mundo segundo uma visão distorcida e acreditamos que nos relacionamos a partir de decisões sempre autênticas e verdadeiras. Na verdade, seguimos uma espécie de vício psicológico, como uma compulsão, repetindo cegamente os mesmos padõres e imaginando que os resultados podem ser diferentes.
O Eneagrama nos ajuda a despertar desse condicionamento automático em que a personalidade nos aprisionou. Quanto mais nos conhecemos e entendemos nossa motivações mais libertos nos tornamos para poder experimentar todas as possibilidades (os nove pontos do Todo) pois, como bem disse Sócrates "- Antes de almejarmos entender qualquer coisa, precisamos nos entender, primeiro..."
Identificar o nosso Tipo de personalidade é o ponto de partida, mas o Eneagrama oferece muito mais, pois mostra pistas precisas de como sair da estagnação do Tipo e experimentar a nossa verdadeira essência.